Portal SOMA - O Pai de todos os Portais


História Da Festa No Brasil

A Festa Do Divino foi um dos grandes marcos para o desenvolvimento social, cultural e econômico do Brasil. Foi introduzida no período do Brasil Colônia, pelos Jesuítas (utilizavam a festa para a catequização de negros e índios) portugueses e açorianos. Nos dias atuais, ainda exerce o mesmo papel em várias cidades e estados brasileiros, fomentando a indústria do turismo e gerando lazer, cultura, renda e empregos em variados segmentos.

Em São Paulo exerceu papel marcante em toda cidade, em especial na região central, nos bairros da Bela Vista e Consolação.

História Da Festa No Bairro

Foi introduzida entre o final do século XIX e início do século XX, pela comunidade açoriana, representada por José Paim Pamplona e Mariano Antônio Vieira, primeiro empreendedor da região, que comprou a Chácara do Capão com a finalidade de lotear para seus patrícios. Assim iniciou-se a urbanização.



Família Paim Pamplona

Introduziu a festa do Divino em pagamento a uma promessa. A Festa, até meados do século XX, era o acontecimento mais importante do bairro. Atraia moradores de outras regiões e vendedores ambulantes que a utilizavam para complementar a renda familiar. Incluía parte da população negra que morava na Barra Funda.






Mariano Antônio Viera

Maria Izabel Engenheiro, antiescravagista e ambientalista. Foi o primeiro empreendedor e, juntamente com demais culturas presentes na região, iniciou a construção do bairro, o qual já se chamou Chácara Capão, Chácara das Jabuticabas e Sintra – em homenagem à Sintra, em Portugal.

Maria Izabel Vieira

Esposa de Mariano Antônio Vieira; filha de José Paim Pamplona e Francisca Cândida. Desenvolvia trabalhos sociais na bairro.

História Do Evento

O evento Divino Encontro - História, Cultura e Tradição foi idealizado após conclusão de parte da pesquisa e dos estudos da história dos bairros acima citados.

Com representatividade da festa e da história para a cidade de São Paulo, foi proposto junto à comunidade e ao poder público realizar o evento Divino Encontro - História, Cultura e Tradição, que é parte integrante do "Projeto História Divina". Denominação atribuída em decorrência da importância que a festa tem para a formação e o desenvolvimento social, econômico e cultural do Brasil. Além de enfatizar por meio das mensagens presentes em seu universo que as oportunidades devem ser iguais para todos, e que por meio delas, cada indivíduo tem o direito de construir e escrever uma "História Divina".

Em 2011 o projeto do evento foi aprovado em sua primeira inscrição pelo Ministérios da Cultura e chancelado como Patrimônio Histórico Cultural. Veja edições anteriores.
Copyritgh - 2014 - Direitos Reservados